terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sabedoria milenar


Com a paciência que lhe era peculiar, dizia minha avó em sua língua nativa "As pessoas comportam-se como o trigo em campo aberto. Quando este está pleno de grãos, encontra-se curvado. Quando vazio, está sempre de pé".

Pretendia ela dizer que os arrogantes, desprovidos de conteúdo, estão sempre com a cabeça erguida, proferindo bazófias e fanfarronices, vangloriando-se de um conhecimento que, não raro, não possuíam. Os sábios, estes sim, externavam a humildade que advém daquele que tem absoluta consciência da vastidão do conhecimento, não obstante tenham atingido certo amadurecimento intelectual.

Este era o comentário em resposta às minhas reclamações quanto ao ambiente da faculdade..."Quanta sabedoria!", dizia-me, maravilhado com aquilo que apenas pude compreender depois de velho, já que não conhecia o idioma em que o provérbio era expressado...

Aos poucos me dei conta do quanto estes provérbios estão impregnados na cultura do oriente, e do quanto ainda são atuais, não importa quanto tempo tenha passado.

Ao momento atual, certamente ouviria "Se cair sete vezes, levante oito". Ou ainda, "Após a tempestade, a terra endurece", como quem diz que as dificuldades moldam o caráter.

Sabedoria milenar... voltemo-nos aos sábios...


2 comentários:

  1. Lembro muito desses ditados da sua vó... Lembro quando você me contou, ainda nos primeiros anos da faculdade... São depósitos de grande sabedoria... Passados de pai pra filho...

    ResponderExcluir
  2. Também gostei dos provérbios, brinde-nos mais vezes com a sabedoria milenar!

    ResponderExcluir