SOBRE O BLOG


O blog caminhança reúne um acervo de textos e referências que constituem o caminho de formação intelectual e, claro, também pessoal, de quatro amigos (a princípio, bacharéis de letras jurídicas, talvez por isso unidos, talvez por isso separados). Foi criado, inicialmente, com a intenção de fazer um registro pessoal, além de possibilitar um permanente contato entre amigos separados fisicamente pelas necessidades da vida. Posteriormente, também se mostrou uma importante ferramenta de aprendizado, como preparação e treinamento do exercício da atividade intelectual propriamente dita, principalmente da habilidade de expressão do pensamento e articulação da linguagem.
No entanto, conscientes de que a busca pela formação individual, bem como o enfrentamento dos dilemas e dos questionamentos oriundos dela, não são comuns apenas a este restrito círculo de amizade, acreditam que a internet pode ampliar este círculo, possibilitando a divulgação de suas idéias, além do contato com pessoas que se interessam e se identificam com esta busca.

"Para a vida cultural o isolamento é a coisa mais letal que existe. [...] Em todas as épocas em que houve um florescimento cultural, houve também um intenso intercâmbio pessoal. [...] Como a substância da vida intelectual é a linguagem, e ninguém vai muito longe no mundo da linguagem falando sozinho, então a falta de contatos esteriliza a pessoa. É claro que você precisa da solidão para estudar e se desenvolver, mas se não há algum intercâmbio, alguma troca, o sujeito perde simplesmente a motivação e perde até o tom da linguagem, o cara não sabe mais como falar. [...] A inteligência das pessoas desperta, acende ao contato, feito o fósforo... Um fósforo acende o outro fósforo, que acende o outro fósforo, que acende o outro e assim por diante... Sempre fiz questão de fomentar a convivência entre os alunos. [...] A amizade é um elemento fundamental da vida intelectual. [...] Normalmente a vida intelectual floresce no ambiente em que existe a amizade" (Olavo de Cavalho).


P.S. Há algum tempo os quatro caminhantes têm pensado a respeito da identidade disto a que chamam caminhança, bem como sobre a compreensão do itinerário percorrido até agora. Estas reflexões inconclusas, batizadas de metacaminhança, podem ser acompanhadas na página própria, constantemente atualizada, conforme a evolução deste diálogo interminável.