sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pós-modernidade

_ Descobriram tudo, já está resolvido.
_ Tudo? Mas eu tenho tantas dúvidas. Sei lá, por exemplo, a morte...
_ A morte não existe. Um grupo de cientistas chineses já comprovou, fizeram um experimento com voluntários. A morte é uma ilusão.
_ Pelo amor de Deus!
_ Nem o amor, nem Deus existem também, meu rapaz. Deu no noticiário que o amor é apenas o bombardeio de hormônios – tudo muito compreensível. A idéia do amor somente vingou em razão da ideologia dos poderosos, que a utilizaram para impregnar a sua moral nos outros. Foram os mesmos que inventaram este tal Deus. Deus não existe, o que existe é a história.
_ Você tem certeza disso?
_ Já foi aprovado no comitê representativo da classe contra-opressão. Amanhã mesmo será feita uma passeata. Os funcionários públicos, os estudantes, os sindicalistas, os movimentos sociais, todos aderiram. Vamos queimar uma igreja e exigir do governo que edite uma lei para proibir a crença.
_ Mas isto não é crime?
_ Rapaz, mas como você é ignorante. O crime é uma construção da elite. Os verdadeiros vilões são estes padres, que estão a mando dos capitalistas e dos americanos. Todos os religiosos são no fundo bandidos, querendo iludir o povo. Fizeram uma votação e já foi aprovado pelo comitê da liberdade que todos os que acreditam em um ser superior devem ser presos. Aliás, você não assiste à televisão? Todos os padres são pedófilos.
_ Eu pensei que você apoiava isto. Não foi você que organizou o movimento em prol dos direitos sexuais das crianças?
_ É claro, trata-se da aplicação do princípio da dignidade humana. Escrevi um livro sobre isto. Convenci um amigo meu a exigir no concurso, e ganhei rios de dinheiro. É por isto que sou presidente do partido.
_ Eu não sabia que você tinha estudado?
_ Imagina! Estudar? Eu assisti a uma palestra no congresso nacional anti-conservador e nem precisei ler livro. É muito chato e não dá tempo, eu tenho muito trabalho. Além disso, me contaram que aquela coisa de filosofia já foi superada, todo o besteirol sobre o “justo”, a “verdade”...
_ Até a “verdade”?
_ A verdade não existe. O que existe é a comunicação. Saiu um panfleto dizendo que foi aprovado por unanimidade pelo grupo revolucionário do ensino para todos. É uma nova técnica pedagógica que já está sendo aplicada nas escolas.
_ Mas assim fica difícil compreender a realidade.
_ Olha, pensei que fosse mais inteligente. Isso de “realidade” é uma mentira fabricada pelos exploradores do proletariado. É uma tentativa de destruir o movimento libertário.
_ Mas, se a realidade não existe, então, eu...
_ Você ainda não entendeu? Você não existe.

Um comentário:

  1. Síntese tragicômica do que é viver cá na Terra do século XXI. Crônica do nosso tempo... Impossível não rir, afinal, desculpem o chavão, antes rir que chorar. Gostei do movimento de cena. Da forma como o personagem mais "inocente" vai sendo massacrado pela ideologia de certezas do outro. Mal consegue pronunciar algumas palavras e o outro já está com o palavreado todo na mente, pronto, como se estivesse de fato a simplesmente repetir um discurso. Um verdadeiro vômito de palavras. Daria um ótimo ato de comédia (teatro moderníssimo!) Mas cuidado! Certamente não passará na censura do politicamente correto.

    ResponderExcluir