terça-feira, 29 de março de 2011

Degustação musical


Acho que sempre ouvi música clássica. Desde pequeno, talvez. Na adolescência, com certeza. Dormia com fones de ouvido, ao som de Bach, Mozart, Beethoven, mais até do que rock e seus asseclas.
Mas nunca entendi pacas, esta é a verdade. Sim, as notas me tocavam, mexiam comigo, acendiam uma luz não sei exatamente onde, mas dentro de meu peito, e estranhamente me faziam mais leve, flutuante. Às vezes, uma euforia, até mesmo ansiedade. Sei lá, era assim.
E então ouvi dizer do tal curso de Degustação Musical. Parecia interessante, mas fiquei anos a imaginar como seria, protelando as aulas.
Agora, neste mês de março, resolvi enfrentar a coisa. Quem sabe um habilíssimo professor fizesse entrar neste cipoal confuso da minha cabeça alguma ordem, algum ensinamento.
Quase não fui, mas fui. Estava receoso de penetrar em campo demasiado extravagante, com profissionais da música a sentirem incômodo pela presença nefasta de um nécio como eu, de um ignorante metido a besta que vem aqui fazer perguntas óbvias e atrapalhar a marcha firme e elegante dos senhores das melodias!
Bobagem, nada disso. Na maior parte, os alunos são velhinhos ou, melhor dizendo, velhinhas. Sim, as vovozinhas que têm tempo para ir até a Sala São Paulo assistir a Osesp em suas apresentações.
E eu lá, no meio das senhorazinhas e um ou outro mais jovem (mais velho impossível).
O curso é realmente maravilhoso. O professor, Sérgio Molina, é perfeito para o cargo. As aulas não são exatamente de música, mas sim de como ouvir melhor, como apreciar melhor algo que já admiramos: para onde olhar (ou ouvir), no que prestar atenção, o que procurar etc. Tendo por referência a programação da Osesp, o curso nos prepara para cada uma das apresentações ao vivo, o que torna tudo ainda mais especial.
Nestas duas primeiras aulas que tive, fui apresentado a Ludwig. Meu Deus, que coisa mais linda, que mundo desconhecido, que universo por desbravar. Sinto como se toda uma realidade estivesse se abrindo para mim. Como se estivessem me dando as chaves para entrar no paraíso dos sons. E que belo mundo, meus amigos, que preciosidade, que tesouro a nos esperar.
Estamos estudando o Concerto n◦ 4 para piano em Sol Maior de Beethoven, op. 58. Até para entender este nome foi preciso explicação. O concerto, diferentemente da sinfonia, é feito para que um instrumento seja o protagonista, estando a orquestra como coadjuvante. Assim, o concerto é sempre para algum instrumento musical: concerto para piano, para violino etc. Sol Maior obviamente é o tom da música, que determina a escala musical que, tradicionalmente, seria utilizada ao longo da música (mas Beethoven vai muito além disso, utilizando outras escalas na música). O número da obra é uma referência importante. É que toda obra do artista é catalogada por ele com um número. Assim, temos a primeira obra 1, seguida das demais. Dessa forma, podemos saber exatamente a época, a fase em que foi composta a obra, a partir de sua numeração, o que nos permite igualmente conhecer quais foram produzidas antes ou depois, as mais próximas e mais longínquas.
Descrever o curso aqui, em pormenores, seria não somente enfastioso, mas inútil, pois eu sou incapaz de passar em palavras a experiência tão intensa e cheia de significados e cores e luzes e sons e mais sons que é a degustação musical. Espero poder continuar com o banquete, e saborear muitas e várias obras-primas. Mãos à obra, maestro!

Um comentário:

  1. Petrus, bem que vc poderia ir dando umas aulinhas pra gente também... Ou, ao menos, fazendo umas breves resenhas de suas impressões do curso, ou melhor, da degustação, certamente serão de bom proveito para todos os caminhantes, ainda que "regurgitadas"(hehe)por você...

    ResponderExcluir