segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal - 2010

Todo cristão digno do nome sabe que o cristianismo não é uma doutrina e nem mesmo tem origem em doutrina alguma. Nosso Senhor deixou isso bem claro quando Lhe perguntaram quem era: “Contem o que ouviram e viram: os cegos enxergam e os paralíticos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem e os mortos se levantam” (Mt. 11:1-6).
O cristianismo é a confiança em uma pessoa, não uma doutrina (que vem sendo formulada há séculos, com maior ou menor sucesso), e tem origem na narrativa de fatos miraculosos, a começar pelo nascimento de Jesus.
O natal, portanto, é tempo para recordarmos o início desta boa notícia, o começo de uma série de milagres que não cessaram quando da paixão, morte e ressurreição do homem-Deus. E recordar é uma palavra muito bonita. Vem de corde, do latim, que significa coração. Recordar é colocar algo novamente no coração.
Coloquemos novamente em nosso coração a lembrança dessa história que vem sendo transmitida há mais de dois mil anos. Uma história que contou com inúmeros fatos miraculosos, testemunhados por milhões de pessoas ao longo dos anos, fatos que quiçá alcançaram nossos avós, nossos pais, e talvez até nós mesmos.
Os milagres realizados por Jesus Cristo, por todo este tempo até os dias de hoje, nos aproximam d’Ele, fazem com que possamos confiar n’Ele com todo nosso coração, com toda nossa alma.
Mas nossa fé é inconstante, abalada pelas nossas falhas, pelas tragédias que nos acometem, pela nossa vulgaridade ao ver a vida voltados para as coisas inferiores. Somos, enfim, pecadores, ainda não alcançamos a graça plena. E é por isso que o natal é tão importante. Porque a celebração do nascimento miraculoso de Nosso Senhor reforça a fé, faz com que fiquemos mais confiantes em Jesus Cristo, em Deus.
E é por isso que desejo a todos vocês, mais do que um feliz, um santo natal!

4 comentários:

  1. Pedro, depois volto para comentar a sua mensagem de Natal. Mas eu não podia deixar de dizer que jamais um "puxão de orelha" funcionou tão bem... rsrsrs. Dezembro vai bater o recorde do ano! (8 posts) É o Natal, só pode ser o Natal... (desconfio que este blog está ganhando ares de missão...)

    ResponderExcluir
  2. Feliz natal grande amigo....

    Gloria in excelsis Deo, et in terra pax hominibus bonae voluntatis

    ResponderExcluir
  3. "_Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a rapousa (ao principezinho). Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... É preciso ritos" Que preciosa lição nos dá a rapousa d' O Pequeno Príncipe. Deus nos presenteou com o Natal, para que pudéssemos nos preparar especialmente para este momento, para "recordar" no sentido trazido pelo Pedro. Abracemos este tempo com amor, voltemo-nos para Jesus, renovados nos nossos compromissos com a cruz. Que Deus ilumine o nosso caminho! Também desejo a vocês um Santo Natal!

    ResponderExcluir