terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dois Grandes Homens

Filhos da Igreja Católica que todo brasileiro deveria conhecer: Dom Manoel Pestana Filho e Dom Eugênio Sales.

Dom Manoel Pestana Filho, bispo emérito de Anápolis, faleceu na semana passada. Abaixo três links interessantes: o primeiro um video com entrevista realizada em março/10 por ocasião das comemorações de 30 anos de fundação do Seminário de Anápolis; o segundo outra entrevista antológica, publicada em junho de 1996; o terceiro um comovente apelo ao Brasil publicado em agosto de 2010:
.
.
Dom Eugênio Sales é cardeal e arcebispo emérito do Rio de Janeiro. Comemorou 90 anos em 2010 e mantém na internet:
.
.
Por fim, dois trechos. O primeiro, a mensagem deixada por Dom Manoel Pestana ao final da entrevista de março de 2010; o segundo, parte do último artigo publicado por Dom Eugênio em seu blog em 14/01/2011:
.
O que eu posso dizer é o seguinte: Ninguém sabe o bem que faz quando faz o bem. Ele pensa que fez uma coisinha à toa, mas esta coisinha à toa nas mãos de Deus dá frutos extraordinários. [...] Quando a gente faz alguma coisa, mas faz na mão de Deus, a gente não imagina o que pode acontecer. Por isso, eu posso explicar a vocês este deslumbramento que eu tenho quando vejo certas coisas, que não foi eu que fiz. Eu sou como aquela formiguinha na orelha do elefante. O elefante correndo, correndo, e a formiguinha olha pra trás e diz: _Elefante, olha o poeirão que nós estamos fazendo! Quer dizer, Deus é que fez. [...] Eu queria dizer isto: Não deixem de fazer o bem, mesmo que seja uma coisa pequenina. Eu lembro sempre de outra historinha. Um passarinho viu um incêndio na mata, foi, encheu o biquinho de água, foi lá e jogou no fogo. Correu de novo, pegou no biquinho e jogou de novo no fogo... Daí passou o macaco lá, olhou aquilo e achou muito engraçado. Então chamou o passarinho e disse: _ O que você está pensando, está pensando que você vai apagar o fogo? E o passarinho respondeu: _Não sei se eu vou apagar o fogo, mas eu sei que eu estou fazendo a minha parte. E nesta altura chegou o elefante, olhou aquilo, achou muito engraçado, encheu a tromba de água, jogou a água no fogo a primeira vez, a segunda, a terceira, apagou o fogo. Quem apagou o fogo? Ninguém sabe o bem que faz quando faz o bem. O elefante nunca teria movido a sua tonelada de carne se não tivesse visto aquele pequenino passarinho jogando uma gota d’água no incêndio. [...] Se não fosse eu, Deus arranjaria outro”.
.
"Sobram os atormentados pela miséria moral e material porque escasseiam fiéis dispostos à renúncia, decorrentes das exigências dos ensinamentos do Senhor. Em consequência, avolumam-se os seguidores de uma anticultura, a do consumo, a do prazer, a do prestígio, a da busca desenfreada do dinheiro e do poder. Não são contestados com vigor pelos que deveriam sentir-se obrigados a fazê-lo.
A coragem é eminentemente necessária em nossa época onde predomina a covardia. Diante da opinião pública deformada, acovardam-se os discípulos. Poucos se arriscam a proclamar o valor da virgindade, inclusive pré-matrimonial; a defender o direito à vida também do nascituro, mesmo atingido por enfermidade. Nem sempre se ouve o “não” se algum falso profeta, utilizando-se como os fariseus, da cátedra, semeia doutrinas alheias e contrárias às orientações do Magistério e, em especial, aos ensinamentos do Sucessor de Pedro.
Especialmente a juventude surge para a existência adulta dentro de uma espécie de “camisa de força”. A educação dos pais obedientes à Igreja é contestada pelo ambiente que respiram. A coerência com os princípios evangélicos é algo incompreensível a uma mentalidade pagã. Ser fiel ao Senhor e à sua Igreja exige, às vezes, o heroísmo.
A causa última de tantos males não se encontrará na falta, na carência, na redução do número de mártires-testemunhas?
"
.
Rezemos por estes dois santos homens. Que eles nos inspirem em nossa caminhança!

Um comentário:

  1. Ainda não consegui assistir a tudo, mas os dois são de tirar o chapéu...
    Assistam à entrevista na Globo News com D. Eugênio, está no site dele. Muito boa!

    ResponderExcluir