domingo, 24 de maio de 2009

Notícias do Amigo Doido

Gostaria apenas de noticiar algo curioso. Lembram que há algum tempo atrás escrevi a vocês uma carta em que contava sobre um amigo que se preparava para ir a pé para Venezuela, numa viagem peregrina, com ares de loucura e fundamentalismo marxista? E, ainda, que naquela mesma carta fiz referência a São Benedito, santo cuja biografia estava lendo na época e que foi um santo ermitão, que também fez suas peregrinações sozinho pela Itália? Pois bem. Vou contar-lhes nosso último encontro.
Semanas atrás em Itapira ocorreu a Festa do Treze de Maio, em homenagem a São Benedito. Todos os anos, por volta de vinte casais se dedicam a organizar a festa e a programação religiosa. São os chamados festeiros. A festa dura nove dias, tempo de uma novena com missa todos os dias, terminando com uma enorme procissão. Tudo é muito bonito, mas um capítulo a parte para conversarmos depois. Os festeiros, principalmente, envolvem-se muito com a festa, pessoas de muita devoção, que ficam nove dias praticamente em função do evento.
Pois eis o que se passou. Participei dos eventos e, para minha surpresa, logo nos primeiros dias encontrei aquele meu amigo no meio do povo. Fiquei espantado, porque jamais poderia imaginá-lo ali (pela pouca descrição que dei a vocês podem imaginar o porquê). Ainda mais em dia de semana, pois estuda e trabalha em Sampa. Não entendi nada. O fato é que nos encontramos e conversamos. E ele me contou: Sou festeiro de São Benedito, junto com minha mãe!
Sobre a viagem, apenas me disse que estava tudo quase pronto. E fez questão de frisar que acabara de decidir: iria seguir o curso do Rio São Francisco, de Minas a Bahia. Pretendia na Bahia encontrar-se com o frei franciscano que há pouco tempo atrás havia feito greve de fome em protesto a transposição do rio (devem se lembrar deste fato, não consigo lembrar-me do nome do frei). Desejava hospedar-se no mosteiro franciscano. Engraçado, porque quando estávamos nos despedindo percebi que estava vestido de camisa, calça branca e sandálias, muito semelhantes a dos frades capuchinhos. Deveria partir em agosto na sua peregrinação. Não disse nada sobre a Venezuela e eu também não perguntei (também não mencionou a Teologia da Libertação).

Um comentário:

  1. Já ouvi história psicodélica, mas esta é de assustar até defunto... Bom, mas nunca sabemos, pode haver algum milagre acontecendo e nem sabemos do que se trata. A charada talvez esteja no tal franciscano da transposição (se é que é franciscano, pois o que me lembro é que era bispo, a sua origem não recordo), pois já ouvi de fontes fidedignas que estava tudo muito mal contado na mídia a respeito da greve de fome e da transposição, resumindo, parece que este senhor é de grande honestidade e estava agindo em defesa de uma causa justa, a verdade não sei...

    ResponderExcluir