segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Antífonas do Ó

O imenso desejo da vinda de Cristo que caracteriza todo o Advento, exprime na liturgia com uma impaciência tanto maior quanto se aproxima do Santo Natal. "O Senhor vem de longe" (Intróito do 1º Domingo Advento). "O Senhor virá" (Intróito do 2º Domingo do Advento). "O Senhor está próximo" (Intróito do 3º Domingo do Advento). E esta gradação acentua-se cada vez mais. Assim começam no dia 17 de Dezembro as antífonas Maiores, também chamadas de "Antífonas do Ó", que são um apelo vibrante ao Messias cujas prerrogativas e títulos gloriosos nos declaram.

As Antífonas do Ó são sete antífonas especiais, cantadas no Tempo do Advento, especialmente de 17 a 23 de dezembro antes e depois do Magnificat, na hora canônica das Vésperas. São assim chamadas porque tem início com esse vocativo e foram compostas entre o século VII e o século VIII, sendo um compêndio de cristologia da antiga Igreja, um resumo expressivo do desejo de salvação, tanto de Israel no Antigo Testamento, como da Igreja no Novo Testamento. São orações curtas, dirigidas a Cristo, que resumem o espírito do Advento e do Natal. Expressam a admiração da Igreja diante do mistério de Deus feito Homem, buscando a compreensão cada vez mais profunda de seu mistério e a súplica final urgente: «Vem, não tardes mais!». Todas as sete antífonas são súplicas a Cristo, em cada dia, invocado com um título diferente, um título messiânico tomado do Antigo Testamento (Antífonas do Ó: O antigo e o novo na oração litúrgica do advento. - São Paulo: Paulinas, 1997. ISBN 85-356-0021-3).

Ó Emanuel!

Sendo o Ano Litúrgico uma escola de santidade, Padre Paulo Ricardo propõe uma meditação sobre as Antífonas Maiores, consideradas “a medula da liturgia do Advento” (Dom Guéranger). A Igreja suplica ao Senhor que venha com poder e nos salve, permanecendo, para sempre, o Deus-conosco. A admiração, o canto e a súplica são as atitudes que as “Antífonas do Ó” nos fazem viver intensamente nos últimos dias do Advento. No site ainda são disponibilizados a letra e a partitura do canto:

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