terça-feira, 15 de outubro de 2013

Fatos e mais fatos

Finalmente, consegui ficar menos de dez horas no trabalho, e recebi um presente, como aquela aspiração após mais de minuto debaixo d’água. Não posso negar que andei de soslaio com a Adélia hoje cedo. Eta mulherzinha atrevida! Andava distraído, cá com as caraminholas de sempre. De repente, uma placa me intriga, “Mina do Machado”, nossa, que isso aqui no meio da cidade? Um pouco à frente uma senhora distinta volta com dois galões. Fico curioso: - Moça, essa água é boa? Pode beber? Ela, solene e espantada com minha ignorância: - Claro. Vem gente até de outras cidades pegar água aí! – Ah, brigado. Adiante está um bosque, no meio dele a festejada mina d’água. Um filme antigo passa em minha cabeça, rodado na minha infância, quando ainda buscávamos água em bicas lá no interior de São Paulo. Há muitos anos isso acabou, a última vez que tinha visto isso, os ladrões ainda tinham cara de pau – como dizia o Poeta. Minas Gerais ainda é assim, o fato poético está em toda esquina, basta estar disposto a ele. E eis que acordo à poesia, a antiga Musa retorna, e uma sucessão de fatos mostram que todos os fatos poéticos sempre estiveram ali, rindo de minha vida patética. Noto um homem sentado no chão defronte à sua casa: - Ôpa! - Ôpa! Um outro está observando o chuvisqueiro: - Mudou o tempo, hein! - É, vem mais lá do leste. Outros dois senhores conversam despreocupados bem no meio da rua. As plantas desajeitadas de meus tênis ferem o trabalho de toda a tarde de um pobre pedreiro, ainda estava fresco o cimento: - Vixe! Notando minha compenetração de quem tem licença poética: - Não tem problema! Vejo um pé de romãs no jardim de uma casinha (essa poetisa...). Poderia continuar a descrever todas as imaginações e desvarios que se seguiram, mas basta, a vida é assim mesmo, só é preciso estar aberto para que a Luz volte e ilumine-nos com clareza solar, ainda que debaixo de chuva. O bom senso-loucura das letras jurídicas me chama de novo, enfim, nem só de rosas (e romãs) é feita a vida... Esses os fatos de hoje...

Um comentário: